A bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados manifestou sua preocupação com a segurança das usinas nucleares brasileiras localizadas em Angra dos Reis (RJ).
Em nota, nesta terça-feira, 15, os verdes pediram transparência na gestão nuclear no Brasil e defenderam uma “séria e profunda revisão” no Programa Nuclear Brasileiro – o PNB.
Desde as recentes explosões ocorridas na usina nuclear de Fukushima no Japão – por conta de uma simples falha no suprimento de eletricidade e não por conta dos terremotos –, os países que produzem energia nuclear estão revisando seus programas.
O PV também enviou requerimentos aos ministérios de Minas e Energia e Ciência e Tecnologia questionando sobre a realidade do setor, como também solicitaram a realização de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e a criação de uma comissão especial para acompanhar projetos, monitorar e fiscalizar as ações referentes à implantação de usinas nucleares.
“O Programa Nuclear Brasileiro foi criado e mantido sempre oculto da sociedade. É preciso transparência e democratização do que é feito” reivindica a nota do PV.
Os verdes também questionam a segurança na área de evacuação de Angra dos Reis, de apenas 5 km, enquanto os demais países adotam no mínimo 20 km, e o fato da própria Comissão Nacional de Energia nuclear (CNEN) ser responsável pela normatização e fiscalização do setor, em desacordo com o artigo 8º da Convenção de Segurança Nuclear.
“É preciso retomar o debate e tratar a questão com responsabilidade que a mesma requer”, encerra a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário