quinta-feira, 31 de março de 2011

...E a série mais uma promessa não cumprida continua

Desde o início de Fevereiro a Secretaria de Transporte e Obras(vejam só:essa é a secretaria que eles dizem ser muito atuante) abriu esse buraco que era uma fossa na rua Álvares Tavares Veiga (próximo à rua do antigo matadouro- Onde segundo eles seria a cozinha comunitária e até agora nem sinal. Em breve falaremos mais sobre esse assunto) e continua até agora a céu aberto. Já fazem 40 dias(outra triste coincidência). Os moradores convivem com toda peste de insetos, mal cheiro, e sem falar no risco do mosquito da dengue.
ATENÇÃO SECRETARIA DE SAÚDE!
ESTAMOS COBRANDO PROVIDÊNCIAS JÁ QUE O PREFEITO- MÉDICO NÃO SE PREOCUPA NEM COM O PROBLEMA DA OBRA NEM COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO.

...E a série mais uma promessa não cumprida continua

Desde que assumiu em 2009, o prefeito prometeu calçar a rua Severino José de Lemos(por traz da unidade mista), como se vê aí na foto do dia primeiro de Abril de 2011( a data coincidiu, com a 
mentira).

 
A verdade é que o Vereador Moisés, colocou esse requerimento logo no início da gestão, por ser um ex- morador da referida rua, tem um desejo enorme de ver essa rua calçada, como me contou em off.


Comentávamos na ocasião o sofrimento daqueles moradores no período de chuvas, que inclusive já se aproxima ( tanto quem sobe quanto quem desce). Vamos continuar cobrando e aguardando providências.

Todos na cola da compesa

A luta para tentar normalizar o abastecimento d'água já começa a dar resultados.
Veja essa matéria:

Ministério Público pede suspensão de pagamento das taxas da Compesa em Vicência

Publicado em 29.03.2011, às 16h33

Do NE10 Com informações do girope

Em mais uma tentativa para regularizar o abastecimento de água em Vicência, Zona da Mata do Estado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da atuação da promotora de Justiça, Ana Maria Barros, entrou com um pedido Cautelar Incidental em uma Ação Civil Pública (ACP) proposta anteriormente, para que seja suspensa a cobrança das tarifas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Em janeiro deste ano, a promotora de Justiça entrou com a ACP, com pedido de liminar, para garantir o direito mais básico da população, que é o direito a água. Até agora a situação ainda não foi regularizada.
Em janeiro, ACP foi movida contra o governo do Estado, a prefeitura municipal de Vicência e a Compesa. Como resultado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de liminar, estipulou o prazo de três dias para a população voltar a ter água nas torneiras. A multa diária prevista em caso de descumprimento é no valor de R$ 50 mil.
Apesar de existir uma liminar, a Compesa continua descumprindo o que ficou previsto pela Justiça e continua enviando as contas regularmente. "A Compesa está cobrando por um serviço que não vem sendo prestado a população, além de estar descumprindo a decisão da liminar concedida a mais de 60 dias", explicou a promotora.
A promotora espera que a suspensão da cobrança das taxas e que o abastecimento seja regularizado o mais rápido possível.

quinta-feira, 24 de março de 2011

DISCUTINDO, O ABASTECIMENTO D’ÁGUA, A SAÚDE E OS VALORES MORAIS NA POLÍTICA

Na reunião desta quarta feira 23/03/11, usei a tribuna iniciando com a polêmica da falta água no município. Disse que a população queria uma resposta das autoridades e disse que iríamos uma comissão de vereadores a gerencia de operações da compesa (ver post abaixo), falei do problema do corte fornecimento de energia dos órgãos do município, onde o prefeito disse no seu programa, que o débito não era dele. Ora, pode até ser dos  gestores passados, mas ele já tem um débito de 429.000,00. Posso falar isto porque tenho em mãos um ofício da Celpe, onde pedi as informações e consta esse débito. Estou munido de documentos, e desafiei o mesmo a dizer que estou mentindo. Ah, só um lembrete: a secretaria de transportes até o final da semana passada ainda estava funcionando com “gato”, isto é, estava irregular.
 Falei sobre o Vicenciaprev pedindo as informações do que foi acordado em um requerimento aprovado pela câmara, todas as informações do repasse do município para o mesmo que até agora não deram satisfações à câmara. Pedi ao Presidente que tomasse providências. Falei sobre uma casa que está condenada desde o ano passado no Bairro Nova Vicência na Rua Jurandir Machado onde os secretários de transporte e habitação só dizem que vai ver, que vem na quarta vem na quinta... Para os moradores da Jurandir Machado isso já virou até um rap, pois eles só fazem falar. Só isso e nada mais.
Falei sobre a saúde de Vicência, disse que está totalmente falida, disse que apesar de ter uma relação de amizade com o secretário Carlos Wilson que em outra ocasião estivemos juntos defendendo o mesmo candidato a deputado, hoje ele voltou ara a base do governo. Respeito a sua opinião, mas não concordo e não aceito a atitude dele de ir para o rádio defender a atitude anti- profissional da Dra. Ednnir Carvalho domingo passado. Estando a mesma de plantão na Unidade mista de Vicência onde ao chegar uma paciente com uma hemorragia ocorrida em função de uma extração de dente, que já duravam três dias. A Dra não passou um remédio sequer, e não encaminhou a paciente para um hospital que tivesse condições de  cuidar dela, como por exemplo encaminhar para um Buco-maxilar no HR como eu a sugeri. Mas ela disse desconhecer esse serviço no HR. Ao Invés disso, mandou a paciente para casa, com uma bolsa de gase e mandou a mesma tomar sorvete para estancar o sangue. Estávamos em Carpina resolvendo problemas particulares, recebi um telefonema das pessoas que acompanhavam a paciente que por sinal é minha vizinha. Retornei imediatamente a Vicência, liguei para um colega em lagoa de Itaenga, narrei os fatos e o mesmo mandou- me levar a paciente  para Lagoa de Itaenga ,pois a Dra que lá estava de plantão pediu para ver a paciente.Chegando lá, a Dra passou uma medicação esperou duas horas para a hemorragia estancar, deixando-a sob observação. Retornei por volta de três horas da manhã com o Sr. Luis Carlos (pré - candidato a prefeito de Vicência). Na segunda de manhã, secretário de saúde disse no programa de Islan de Souza que a paciente teve todos os cuidados médicos e que a mesma não quis ser encaminhada. Fui obrigado entrar no mesmo programa para esclarecer os fatos e dizer que ele estava mentindo, o mesmo que disseram outras pessoas que também ligaram.
Graças a Deus a paciente Sra. Raimunda está bem melhor. Teve todos os cuidados na UNIDADE MISTA DE LAGOA DE ITAENGA, pois se dependesse do atendimento da saúde de Vicência talvez hoje ela não estivesse entre nós, já que estava perdendo muito sangue. Não estou apelando.
Disse ainda em minha fala que o secretário Carlos Wilson errou feio. Faltou humildade da parte dele em não reconhecer a s suas falhas. Achei muito cinismo da parte deles que passaram a semana inteira com um carro de som e no programa do prefeito divulgando um suposto avanço na saúde. Falei também que a grande maioria dos secretários dessa gestão se preocupam muito mais em se promover politicamente  do que se preocupar  com as políticas públicas que o município necessita.

Desafiei ainda qualquer pessoa a mostrar qualquer avanço dessa gestão na saúde, seja na unidade mista ou na casa de saúde do Prefeito. Por exemplo: Raio- X sem funcionar,  continua os mesmos problemas da falte de médicos, por falta de pagamentos, já me informei que alguns deles são residentes na Paraíba porque os de Pernambuco, já sabem que o município não valoriza esses profissionais.
A sala de parto foi retirada da unidade mista e levada para a casa de saúde N. S. de Fátima apenas para dar lucro à mesma. O ônibus da saúde não foi à Recife por falta de condições, e ainda faltam alguns remédios controlados nos postos dos PSFs, algumas enfermeiras chefes dos PSFs querem entregar os serviços por falta de condições de trabalho. A lei diz que todos os PSFs têm que ter serviços de odontologia. Temos nove PSFs; se houver serviço de odontologia em três deles tem muito. Temos quatro ambulâncias: três pertencem ao município e uma pertence ao povoado de Trigueiros e uma delas é do diretor de transportes Vilácio (cedida pelo mesmo por um valor mensal irrisório), e uma delas está em Camaragibe para conserto desde a semana do carnaval e não foi liberada ainda por falta de pagamento.

Esse é o quadro da saúde em nosso município. E tem muito mais, o que falaremos posteriormente em outros posts.

Convoquei as pessoas a analisarem os secretários que aí estão, do de Educação ao de Habitação, vejam se estão correspondendo com aquilo que o eleitor espera.
Encerrei com a frase: Quando a gente quer é possível, claro, com muita responsabilidade, transformar dificuldade em realizações; finalizando assim a minha fala.

quarta-feira, 23 de março de 2011


Nós vereadores havíamos prometido à população vicenciana, que iríamos tomar providências  para resolver o problema do abastecimento d’água em Vicência. Nesta quarta- feira fomos Eu, o Vereador André, o vereador Francisco, o Vereador Romeu e o Vereador Moisés, à cede da compesa em Recife, onde conversamos com o Diretor de operações da compesa Dr. Fernando Lobo (Ao centro de terno e gravata), onde o mesmo foi muito atencioso conosco. Levamos o sentimento de revolta da população, principalmente aquelas que moram  em bairros onde chega a passar até vinte e cinco dias sem água nas torneiras na conversa todos os vereadores enfatizaram que antes passava no máximo de dois a três dias sem água. Ele nos explicou que o maior problema do abastecimento da água de Vicência são os manobrista da compesa, pois, toda cidade tem que ter um calendário de distribuição, e Vicência não tem. Ele frisou ainda problemas em algumas tubulações no sistema de coitadinha. Segundo ele, A compesa tem  um projeto de quase 1.800.000,00(Um milhão e oitocentos mil reais) onde vão fazer um trabalho de setorização e trocas de tubulação e a construção de um reservatório. A sua expectativa é que essa obra seja concluída até meados de 2012, mas a previsão é que as obras sejam reiniciadas agora em Abril e durante o período da execução a população já sentirá o efeito deste investimento. Ele se comprometeu ainda em mandar alguns carros pipas para amenizar a situação, onde a água não está conseguindo chegar, já a partir da próxima semana.
Pra concluir ele pediu um prazo de trinta dias para mandar uma equipe técnica para elaborar o calendário da distribuição de água do município.
Nos vereadores havíamos recebidos muitas críticas, onde a população dizia que não estávamos fazendo nada com relação à água de Vicência
Não perdemos a oportunidade de fazermos a nossa parte e ainda pedimos que o Dr. Fernando Lobo prestasse esclarecimentos à população, no programa Show da 98 da Vicência FM no programa do Islã de Souza.
É isso aí.

Paralisação marcada pelo Sinsemuc



Nesta quarta- feira, 23 de Março de 2011, ocorreu na Câmara Municipal de Vicência reunião com o Sinsemuc onde teve a participação dos funcionários filiados ao mesmo. Na reunião ficou acertado para  a próxima quarta dia 30, um dia de paralisação em frente à prefeitura reivindicando um salário justo, que é o mínimo e que a prefeitura tem condições de dar que é de R$350,00 o salário base, e o plano de cargos e carreira(PCC).

Obs.: Até agora  o prefeito não conseguiu cumprir uma meta se quer perante aos funcionários, estaremos lá apoiando essa categoria que são as merendeiras , vigilantes, serviços gerais e todos os filiados ao Sinsemuc.
Cotem comigo!

Mais uma promessa não cumprida



Desde o mês de Setembro durante o período de campanha o Prefeito e sua equipe da Secretaria de obras colocaram esses lindos paralelepípedos na rua Olávio Ataíde  e não se sabe se foi para leiloar ou para calçar a rua. O fato é que até hoje, não conseguiu leiloá-lo e muito menos calçar a rua como se ver.


Como se ver por toda a extensão da rua, não há nem sinal de início de calçamento algum a não ser estas pedras aí.
 
Com a proximidade do período das chuvas, o medo dos moradores desta localidade é que durante o período das chuvas a rua continue ainda sem calçar e o lamaçal tome conta ficando quase impossível passar neste local, já que este se encontra próximo ao canal,que também é mais um problema para as pessoas deste local.



quarta-feira, 16 de março de 2011

Ministério das Comunicações lançará nove editais para rádios comunitárias


O Ministério das Comunicações lançará nove editais de licitação visando à outorga de rádios comunitárias. Outra novidade é a criação da Secretaria de Inclusão Digital, que vai gerir todos os programas do governo federal na área. O anúncio foi feito pelo ministro da comunicação, Paulo Bernardo, na audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
Segundo o ministro o calendário dos editais deverá sair até amanhã (17). Ele garante que o governo pretende dar maior racionalidade aos processos de outorga e à regularização dos aspectos relativos à fiscalização das emissoras.
Entre as ações programadas estão a análise de todos processos em estoque no prazo de um ano e meio e a modernização das regras sobre autorização de alteração de características técnicas.